Blogue

A PRauto acredita que mais soluções de mobilidade é mais qualidade de vida. Por isso, neste Verão, lançamos uma campanha para lhe dar mais opções de mobilidade urbana.

Na compra de uma viatura a crédito num valor superior a 500o Euros, oferecemos uma trotinete eléctrica. O modelo pode diferir do apresentado na fotografia, mas será sempre uma opção alternativa de mobilidade para pequenas deslocações na sua cidade ou bairro. Recomendamos que respeite sempre as regras de segurança pessoal e rodoviária durante a utilização destes veículos.

Venha visitar-nos em Mora e descubra os últimos modelos que preparamos para si.

 

Segundo um estudo alemão, o carro eléctrico Tesla Model 3 produz mais CO2 do que um carro a diesel. De facto, o seu autor Christoph Buchal - professor da Universidade de Colónia, indicou que todo o processo de extracção dos componentes que dão forma à bateria, como o lítio, o cobalto ou o manganês, fazem com que as emissões na produção do veículo eléctrico sejam superiores à que emite um equivalente a gasóleo ou a gasolina durante a sua vida.

Esta conclusão gerou muita contestação e levou alguns especialistas a rebater cada argumento, mas parece que a extracção do lítio é um ponto de risco ambiental. Segundo os especialistas, neste processo é requerida a mobilização de grandes quantidades de água. Além disso, há também o uso de produtos químicos para a separação dos componentes.

Assim, para níveis de autonomia semelhantes, a conclusão do estudo é muito clara. Os carros eléctricos terão maior impacto no que toca a emissões, do que um carro a diesel ou gasolina.

Claro que os defensores dos carros eléctricos que apontam as suas vantagens - a limpeza do ambiente em torno destes veículos, o silêncio, a durabilidade dos materiais e a ausência de fluidos igualmente poluentes. Contudo, contra estes carros eléctricos são apontados argumentos que mostram a dependência energética que resulta da combustão do carvão, da combustão do lignite (rocha sedimentar macia tipo carvão), da energia nuclear e de outras fontes de produção de energia eléctrica, a extracção do lítio e a a baixa taxa de reciclagem das baterias eléctricas.

Importa esclarecer muitos mitos sobre os carros eléctricos e diesel para em 2050 fazer o cumprimento do Acordo de Paris alcançando a neutralidade carbónica.

Neste verão ultrapassamos os 900 gostos na principal rede social. Gostos genuínos e autênticos. Agradecemos a todos os clientes e amigos pela confiança que depositam em nós. É mais uma motivação para continuarmos a fazer o trabalho que adoramos todos os dias: Encontrar as melhores viaturas do mercado nacional, preparar e revisionar todos os detalhes mecânicos das mesmas. Assim, quando compra uma viatura semi-nova ou usada na PRauto sabe que leva uma máquina fiável para o seu trabalho, viagem, lazer ou dia-a-dia da escola e do trabalho. 

Obrigado pela preferência. Venha visitar o nosso stand em Mora. Esperamos por si.

5 razões para comprar um carro a diesel

Está na moda anunciar a morte dos carros a diesel, a realidade é que esta até pode ser uma boa altura para comprar um carro a gasóleo.

1- Diesel mais económico do que gasolina
Comparadas com os motores a gasolina, as motorizações a gasóleo têm sempre vantagem no que respeita ao consumo. Os motores diesel trabalham com um excesso de ar muito superior aos gasolina, o que significa que, para o mesmo tipo de potência, vão sempre gastar menos.

2- Diesel menos poluente do que gasolina
É difícil de aceitar, mas comparando exclusivamente motores modernos, com os diesel já equipados com filtro de partículas, catalisadores de duas vias e SCR (Selective Catalytic Reduction) com injecção de AdBlue, e os gasolina a deitarem mão a catalisadores de três vias e filtros de partículas (se possuírem turbocompressor), os motores diesel não perdem nas emissões poluentes ou de CO2 para os seus rivais dos combustíveis fósseis. Antes pelo contrário.

3- Quando banirem os diesel, os gasolina vão terminar
As directrizes europeias apontam para a descarbonização contínua do sector dos transportes, isto é o fim dos combustiveis fosseis - gásoleo e gasolina, isto de mãos dadas com a produção de energia eléctrica. Mas isto não é daqui a quatro ou cinco anos, é antes daqui a 20 ou 30 anos.

4- Os motores diesel não têm futuro?
Não necessariamente. Há esforços científicos bastante avançados para produzir gasolina e gasóleo neutros em carbono. Essencialmente, são combustíveis sintéticos que contêm carbono, como os de origem fóssil, mas em que esse carbono é capturado da atmosfera, aonde regressa depois de ser queimado pelos motores convencionais. Isto significa que as emissões de CO2 destes motores são rigorosamente zero.

5- Os veículos eléctricos são alternativa?
Ainda não são, pelo menos para a maioria dos condutores. Um Nissan Leaf, o mais vendido entre nós, custa no mínimo 34 mil euros, com o Renault Zoe, o segundo mais popular, a exigir 32.000€. Não esquecamos a autonomia destes carros. É bom recordar que numa viagem de Lisboa a Coimbra num dos Nissan Leaf (viagem de duas horas para ligar os 200 km) um veiculo electrico tem de parar a meio para recarregar a bateria, o que diz tudo em matéria de versatilidade.

Conclusão, os motores a gasóleo que muitos querem ‘matar’ rapidamente ainda têm mais uns bons anos de vida pela frente. Mais de 20!

A PRauto nesta Páscoa convida a visitar o nosso stand em Mora e a procurar os ovos que durante este mês de Abril e até dia 5 de Maio vão acompanhar das viaturas. E olhe que nem todos são de chocolate. Mas não ficamos por aqui nas ofertas. Na compra de viaturas a crédito de valor inferior a 15.000 EUROS, a PRauto oferece um seguro auto contra terceiros. Se o valor for superior, então oferece um seguro auto contra danos próprios. Esta campanha não é acumulável com outras campanhas ou descontos.

Venha visitar-nos. Esperamos por si e Feliz Páscoa!